13 de jun. de 2011

Terreno - Modificações e usos

O terreno oferecido não possuia uma volumetria interessante. Em resumo, era tedioso espacialmente. Busquei mudar tal característica ao criar novas linhas de curva de nivél e até espaço subterrâneos.

Aqui podemos ver como o terreno ficou depois das modificações.

Maquete Volumétrica

Croqui com curvas de nível e estacionamento


Maquete volumétrica com curvas de nível

Cortes

Explicando o que foi feito:

- Criou-se um estacionamento subterrâneo, rebaixando o terreno em 2,8m (2,3 para o estacionamento e 50cm para a laje de uma praça seca, utilizada como cobertura para o estacionamento subterrâneo). A entrada para os estacionamentos se da por meio de rampas, a de entrada pela Rua Salvador, e a de saída pela Rua Natal.

- Com isso, o terreno todo ganha uma nova configuração, com uma declividade de aproximadamente 5%, mas nas laterais, para se adequar ao nível da calçada, uma declividade de 7 a 10%, não sendo necessário assim, o auxilio de rampas para pessoas com deficiência.

Sobre a laje, criaria-se uma praça seca, na qual funcionaria a cooperativa e comércio da vila, além de um pequeno lugar com um salão para talvez reuniões e festas dos moradores. Além de ser uma área de passagem para transeuntes. Pelo resto do terreno, teriamos as unidades habitacionais, além de algumas áreas abertas, com a possibilidade de instalação de equipamentos para esporte ou brinquedos para crianças, além de um paisagismo específico. Também penso na aplicação de pequenos canteiros que podem ser transformados em hortas, pelos próprios moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário