23 de abr. de 2011

Material: Estrutura e Fechamentos

Para a estrutura e fechamentos da residência, optei pela aliança do Light Steel Framing com placas cimentícias ou OSB. O uso das placas depende dos ambientes as quais serão aplicadas.

LIGHT STEEL FRAMING

Um sistema construtivo em que o aço é o principal material da estrutura do edifício. Visto que as peças usadas são fabricadas a partir da moldagem de chapa de aço galvanizado com baixa espessura, tanto os perfis como as vigas usadas possuem baixo peso.

Vantagens:
  • Material com melhor relação custo/benefício em construções de altura média.
  • Melhor relação resistência/peso próprio do que qualquer outro material estrutural.
  • Prazo de construção mais curto e menos imprevisível.
  • Material proveniente de reciclagem
  • Material 100% reciclável
  • Incombustível - não arde nem contribui para a propagação de um incêndio.
  • Inorgânico - não apodrece nem empena ou racha.
  • Consistência - não possui zonas ocas ou veios mais frágeis, nem depende de relações água/cimento/brita/areia nem de mistura ou boa secagem.
  • Quimicamente estável - não tem produtos químicos corrosivos nem humidade interna que pode corroer ou degradar os conectores.
  • Dimensionalmente estável - não expande nem contrai com a variação da humidade.
  • Qualidade consistente - produzido em estrita conformidade com normas estabelecidas internacionalmente sendo fácil de ser analisado e inspeccionado após construção.
Estrutura em aço leve
LSF associado a placas OSB


PLACA CIMENTÍCIA
As placas cimentícias foram desenvolvidas com a moderna tecnologia CCFS (cimento reforçado com fios sintéticos) que compõe de uma mistura homogenia de cimento Portland, celulose, fios sintético e aditivos.

Tabela de propriedades de placas cimentícias

- Incombustível;
- Impermeável;
- Resistente à intempéries;
- Não oxida;
- Não apodrece;
- Resistente à umidade;
- Aceita vários acabamentos;
- Elevada resistência a impactos.
LSF + Placa Cimentícia
Esquema do uso de LSF + Placa Cimenticia
 As placas cimenticias são ligadas aos montantes da estrutura em aço leve, permitindo assim a existência de um espaço entre duas placas. Esse espaço pode ser preenchido com isopor, lã de vidro e outras mantas para criar um fechamento com maior conforto acústico, térmico, etc. Também podém ser mantidos vazios para permitir a passagem de instações hidráulicas ou elétricas.

PLACA OSB
O OSB (Oriented Strand Board) é composto pela a aglomeração de camadas de lascas e fragmentos de madeira reflorestada unida por cola sob a ação de temperatura e pressão. Possui uma boa resistência mecânica com bom isolamento térmico e acústico. As placas encontradas hoje geralmente são com comprimento de 2.44 m e de largura 1.22 m com espessuras de 6,10,15,18 e 20 mm. Têm um custo menor comparado com os outros painéis, menos com o aglomerado. Possui impacto ambiental reduzido por ser fabricado a partir de madeira de pequena dimensão (e não árvores adultas) e por ser totalmente reciclável.
A placa de OSB é utilizada como a cimenticia, com um espaço vazio entre duas placas, da espessura de um montante da estrutura, que é o responsável por uni-las. 
Placa OSB
Paredes e mobiliário em OSB
Escada e fechamentos em OSB
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário